Site Rede de Bibliotecas de Alcobaça

Reabertura de Biblioteca Escolar da E.B.S de S. M. do Porto

Reabertura de Biblioteca Escolar da E.B.S de S. M. do Porto

Publicado em 20/05/2020

A Biblioteca Escolar (BE) reabrirá no dia 18 de maio, de acordo com as orientações emanadas pelo Ministério da Educação (5 de maio) e a Orientação 024/ 2020 (8 de maio).

  1. Horário: todos os dias úteis, das 8:30 às 13:30, de acordo com a decisão da Direção da Escola, tendo em conta os horários das turmas e as necessidades dos alunos envolvidos.
  2. Atendimento: está assegurado no período de funcionamento, pelo assistente operacional ou professora, ambos da equipa da BE.
  3. Regras de entrada:

3.1 Permissão de entrada: aluno, professor, ou outro utilizador, deve aguardar a sua vez para entrar na BE, de acordo com a permissão do elemento ao serviço da receção.

3.2 Desinfeção de mãos: o utilizador deve desinfectar as mãos na entrada da BE e informar o que pretende fazer no espaço.

3.3 Uso de máscara: o utilizador deve usar máscara de proteção no espaço.

3.4 Distanciamento social: o utilizador deve manter as regras de distanciamento social

 

  1. Oferta da BE:

4.1 Espaço para estudo e trabalho individual, devendo cada utilizador sentar-se numa das mesas disponíveis (uma cadeira por mesa, num total de 17 lugares sentados), respeitando-se assim as normas de distanciamento social recomendadas; não são permitidos trabalhos a par ou em grupo.

4.2 Requisição presencial de documentos apenas destinados ao estudo, excluindo-se revistas, jornais e jogos.

4.3 Requisição de documentos para a sala de aula, autorizada pelo docente respectivo, excluindo-se revistas, jornais e jogos.

4.4 Requisição de requisição domiciliária de documentos; avisar os utilizadores que devem, previamente, fazer o pedido de requisição através do telefone da Escola (262 985090/ extensão BE) ou do endereço de e-mail: bibliotecaescolar@aesmporto.pt.

4.5 Acesso preferencial ao catálogo online da BE: os utilizadores podem usar o catálogo da BE para escolher o documento a requisitar, que se encontra integrado no Catálogo Bibliográfico da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA), visível em:

http://biblioteca.cm-alcobaca.pt/Opac/Pages/Help/Start.aspx

Serão apenas emprestados os documentos que façam parte do fundo documental desta BE, estando temporariamente excluídos os documentos pertencentes às restantes Bibliotecas parceiras da RBCA.

4.6 Acesso a documentos requisitados pelos utilizadores: estes devem ser colocados numa mesa disponibilizada para o efeito, junto à receção da BE.

4.7 Devolução de documentos requisitados presencialmente, para a sala de aula ou para o domicílio: devem ser devolvidos junto à receção, numa mesa assinalada para o efeito.

4.8 Renovação de requisição domiciliária de documentos: avisar os utilizadores que devem fazer o pedido de renovação de requisição igualmente através do telefone da escola ou do endereço de e-mail: bibliotecaescolar@aesmporto.pt.

 

 

4.9 A equipa da BE oferece apoio específico a alunos/ docentes/ encarregados de educação, através do endereço de e-mail da BE: bibliotecaescolar@aesmporto.pt

 

4.10 Os utilizadores dispõem de orientação de acesso e de pesquisa de documentos na mural “Biblioteca Escolar Digital de S. Martinho do Porto, disponível na página do Agrupamento:

http://www.aesmporto.pt/index.php/projetos-clubes/biblioteca/bibliovirtual

 

                                                                    

  1. O espaço da BE está interdito a:

- utilização dos computadores;

- utilização dos sofás da BE;

- ligação de dispositivos eletrónicos pessoais à electricidade (telemóvel ou portátil);

- acesso livre às estantes;

- leitura de periódicos;

- empréstimo e utilização de jogos da BE ou pessoais (tabuleiro, dados, peças, etc.)

- empréstimo de auscultadores da BE;

- empréstimo de lápis, caneta, borrachas e outro material corrente;

- preenchimento de formulários em papel por utilizadores;

 

  1. No espaço da BE aplicam-se as regras de limpeza e de proteção pessoal vigentes na Escola.

6.1 As mesas e cadeiras da BE serão higienizadas depois de cada utilização.

6.2 Utilizadores e pessoal ao serviço da receção da BE deverão usar máscara de proteção.

6.3 Os documentos devolvidos pelos utilizadores serão colocados em quarentena de uma semana, em local apropriado e assinalado, organizado por dias da semana (mesas com acesso restrito à equipa da BE).

 

Contamos com a colaboração de todos, para que a BE possa garantir as necessidades de estudo e de permanência da Escola dos alunos e docentes, assim como as condições de segurança sanitária que se impõem  no final deste ano letivo. 

 

Nota: Estas medidas poderão ser ajustadas conforme as necessidades pontuais, respeitando-se regras gerais em vigor.