Site Rede de Bibliotecas de Alcobaça

Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça

 

 

 

 O Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça funciona nesta cidade, desde 19 de Maio de 2001, num edifício do Séc. XX, com frente para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

A Universidade de Coimbra, sem prejuízo de outras modalidades organizacionais que importa projetar para corresponder designadamente ao desafio da utilização das novas tecnologias e ao desafio da globalização, decidiu-se pela criação de um centro de extensão numa outra localidade do território nacional com tradição histórico-cultural relevante, constituindo uma proposta institucional inovadora que tem permitido o ensaio de resolução de diversos problemas, em especial, os que se reportam: à diversificação de atividades de formação ao longo da vida, à valorização crescente da componente profissional na estrutura curricular, ao crescimento da investigação aplicada e ao alargamento de parcerias com outras instituições e atores sociais.

Nesta linha de orientação e na sequência da recomendação do Conselho Social da Universidade de Coimbra e do pedido expresso pela Câmara Municipal de Alcobaça, com posterior aprovação pelo Senado universitário, foi aberto ao público a 19 de Maio de 2001, um Gabinete de Informação Universitária, da UC em Alcobaça, designação posteriormente alterada para, Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, com frente para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

No início dedicava-se em exclusivo à divulgação científica e pedagógica, através da realização de palestras e da participação em eventos de divulgação da oferta formativa da Universidade, promovendo também, ações de natureza cultural como: concertos, exposições e lançamentos de livros.

A oferta de Cursos de Curta-Duração Abertos a Novos Públicos veio aumentar as competências deste Centro, tendo iniciado posteriormente a oferta de formação pós-graduada em Setembro de 2002.

 www.uc.pt/cesuca