Site Rede de Bibliotecas de Alcobaça

Biblioteca da Escola Básica 1/JI de Pataias

 

Foi inaugurada em abril de 2008 e começou por funcionar provisoriamente num contentor, cedido pela Junta de Freguesia de Pataias e através dos apoios prestados pela Câmara Municipal de Alcobaça e pela Rede de Bibliotecas Escolares. Estava previsto que esta situação se manteria até à construção do Centro Escolar de Pataias, o que não veio a acontecer devido à crise económica do País… Decorridos 6 anos, o contentor está para continuar e também estão comprometidos alguns dos objetivos que se pretende de uma biblioteca escolar.

 

A biblioteca serve diretamente o Jardim de Infância e o 1º ciclo da Escola Básica de Pataias num total de cerca de 190 alunos e presta apoio a nível do empréstimo do fundo documental a outras escolas do JI e 1º ciclo que pertenceram ao ex agrupamento de Pataias.

 

Dispõe de um fundo documental variado, mas apresenta limitações de vária ordem: o espaço com área reduzida condiciona o número de utilizadores em grupos grandes e a falta de acesso à internet impossibilita o aproveitamento de outras valências na área das novas tecnologias; os recursos humanos são insuficientes não permitindo a sua plena utilização a tempo inteiro, restringindo a abertura da biblioteca a parte do período da manhã e durante a hora do almoço.

 

A aposta, até ao momento, bem sucedida, consiste em conservar este local convidativo e muito procurado, participado pelos alunos em atividades de leitura e para o empréstimo domiciliário.