Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto

O Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto, constituído no ano letivo de 2004/ 2005, localiza-se a 16 Km da sede de concelho, Alcobaça, e integra estabelecimentos de ensino que se situam na área de influência das freguesias de Alfeizerão, Cela Nova e S. Martinho do Porto, nomeadamente: Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (escola sede); Jardim de Infância do Casal Pardo; Escola Básica do 1º ciclo de Alfeizerão; Escola Básica do 1º ciclo do Casal Velho; Escola Básica do 1º ciclo da Cela Nova; Escola Básica do 1º ciclo da Feteira; Escola Básica do 1º ciclo de S. Martinho do Porto.

No ano letivo de 2013/ 2014, o Agrupamento contou com 799 alunos, distribuídos pelos seguintes ciclos de ensino: Pré-escolar (19 alunos); 1º ciclo (266); 2º ciclo (172); 3º ciclo (224); Ensino Secundário (60); Cursos Profissionais (39); CEF (19). Fazem parte da oferta educativa do Agrupamento, para além dos ciclos e cursos enumerados, o Ensino Articulado da Música e o Curso extraescolar noturno, Português para Todos.

O Agrupamento dispõe de três Bibliotecas Escolares adstritas às seguintes escolas:

• Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto;

• Escola Básica do 1º ciclo de Alfeizerão;

• Escola Básica do 1º ciclo de São Martinho do Porto.

As Bibliotecas Escolares são espaços vocacionados para disponibilização de recursos documentais e de suportes de informação diversificados, visando dar resposta às necessidades de informação, leitura, pesquisa, apoio ao estudo e tempos livres de todos os que procuram os seus serviços. São coordenadas por uma professora bibliotecária, no âmbito do programa nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com o apoio de uma equipa, constituída por professores e assistente operacional, sediada na escola sede de Agrupamento.