Biblioteca de Escola Básica 2/3 D. Pedro I de Alcobaça

Criada pela Portaria 136/88, de 29 de fevereiro,  a escola começou a funcionar parcialmente nas atuais instalações no dia 9 de fevereiro de1989. Apartir do ano letivo 1993/1994, passou a denominar-se Escola Secundária D. Pedro I, Alcobaça. Deve o seu nome ao Rei que se encontra sepultado no Mosteiro da nossa cidade.

Em 2007/2008, após a contituição do Agrupamento de Escolas D. Pedro I, recebeu a desiganção de Escola Secundária com 2.º e 3.ºciclos D. Pedro I. Gradualmente, perdeu a valência do ensino secundário e, hoje, com o nome de Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, integra o Agrupamento de Escolas de Cister.

Integrada na RBE em 2002, a antiga biblioteca transformou-se num espaço novo, confortável e muito acolhedor, com mobiliário e equipamento modernos, pronta a acolher toda a comunidade.

Apostando sempre na atualização de fundos e numa dinâmica permanente de projetos e atividades, a biblioteca rapidamente foi assumida como um recurso fulcral no desenvolvimento do gosto pela leitura, na aquisição das literacias fundamentais, na progressão das aprendizagens e no sucesso escolar, estando claramente reconhecido o seu papel em termos do desenvolvimento integral dos alunos e da cidadania em geral.