Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Já  antes  da  transferência  definitiva  da  Universidade  para  Coimbra  em  1537,  encontramos  provas documentais  de uma  Livraria  do  Estudo,  com  funcionamento  regulamentado  pelos  vários  Estatutos, determinando  mesmo  os  de 1591  e  de  1597  que  tal  funcionamento  se  adequasse  ao  carácter  de  livraria pública. E os Estatutos Velhos, dados em 1653 à Universidade por D. João IV, mais não fariam do que copiar, nesta matéria, os anteriores. Entretanto, os seus fundos tinham-se visto enriquecidos, desde Quinhentos, com várias doações ou com a compra de conjuntos bibliográficos como o que viera de Flandres por intervenção do livreiro-impressor Pedro Mariz.

Todavia o período filipino e os acidentes das Guerras da Restauração não permitiram a continuidade desse desenvolvimento e só com D. João V, que autoriza a construção de um magnificente edifício próprio, a situação viria a sofrer alterações fundamentais. Em 1772, com a Reforma Pombalina da Universidade, viriam a criar-se as bibliotecas especializadas, sobretudo as consagradas às ciências exatas, deixando esta temática de constituir objetivo prioritário nas aquisições da Biblioteca da Universidade.

Durante o século XIX, as vicissitudes das Invasões Francesas, primeiro, e das Lutas Liberais, depois, com a supressão das Ordens Religiosas em 1834, determinam várias deslocações de boa parte dos seus fundos e  um  acentuado  decréscimo no  seu  apetrechamento  bibliográfico.  No  século XX,  no  âmbito  das  obras da Cidade Universitária, deu-se prioridade à adaptação das instalações da antiga Faculdade de Letras a uma nova biblioteca (edifício novo), que entrou em funcionamento em 1962. Por sua vez, o benefício do Depósito Legal, que detém desde 1932, bem como aquisições, doações e incorporações várias, trouxeram-lhe um progressivo e vultuoso crescimento.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra reparte-se, assim, por dois edifícios, sendo a Biblioteca Joanina,  pela  sua riqueza  arquitetónica  e  decorativa,  monumento  nacional.  O  edifício  Joanino  alberga, presentemente, um riquíssimo conjunto bibliográfico constituído por obras impressas do séc. XVI aos finais do séc. XVIII, que tem vindo a ser objeto de tratamento técnico informatizado desde 1991.

www.uc.pt/bguc

www.uc.pt/sibuc