Outubro na Biblioteca Municipal de Alcobaça

"Metáforas VVD" - Top 10 Violência Doméstica"

Descrição: Vítima: pessoa que sofreu sem ser empreendedora do mal que lhe foi imposto; Violência: algo que é contra natura no intento de provocar o mal em coisas e ou pessoas; Doméstica: espaço, sítio, ambiente a que chamamos de lar.

por Sónia Honório

Local: Átrio da Biblioteca

De 1 de outubro a 31 de outubro

3ª a 6ª das 10h às 18h

Sábados das 14h ás 18h

“[Entre]Laços e Afetos – Perceções sobre Violência nas Relações”

Auditório Biblioteca Municipal de Alcobaça | Público alvo: Aberto à comunidade

(Inscrição prévia obrigatória até dia 19 de outubro de 2015, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

ATIVIDADES COM INSCRIÇÃO

SERVIÇO EDUCATIVO de 2ª a 6ª

Visitas guiadas à biblioteca
“A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente…”

2ª feiras / 10h30 / Grupos escolares

“As Estórias vão à escola”

Animação da leitura nas escolas e jardins de infância do concelho.

Pré-escolar e 1º ciclo / 10h30 / 3ªs e 5ºs de manhã / localmente nas escolas ou instituições do concelho.

“Leitura Intemporal”

Serviço de empréstimo nos centros de dia e instituições seniores do concelho de Alcobaça.

3ª s feiras/ mensalmente /  localmente nas instituições do concelho.

“Costurar histórias”

Construir tapetes através de um livro, utilizando diversos materiais (feltro, lã …). Esta atividade tem como objetivo, criar, partilhar e conviver. Faça parte deste grupo!

4ª feiras/ das 14h às 16h / Instituições do concelho e Comunidade geral

“Do costurar ao contar histórias”

Através dos tapetes feitos a partir de um livro, os idosos que participaram no projeto “Costurar Histórias” gostariam de contar as histórias que construíram. Temos duas histórias prontinhas para contar, para quem histórias gostam de ouvir.

Por marcação / Deslocação a Instituições e escolas do concelho ou na Biblioteca

“LETRA A LETRA, VOU APRENDENDO”

Promoção da literacia

Na idade pré-escolar, é importante desenvolver, estimular e treinar a Consciência Fonológica, por meio de atividades de discriminação auditiva, rimas infantis e contos rimados, que favorecem ludicamente o desenvolvimento do vocabulário. É mediante os jogos, que as crianças iniciam a sua refleção sobre a organização da linguagem oral e discriminam a língua nos seus constituintes sonoros: discurso - palavras - sílabas - fonemas.

A decorrer / crianças com 5/6 anos com entrada prevista no 1º ciclo no ano letivo seguinte / Centro Escolar de Alcobaça

Dia 26

“À Descoberta do Microsoft Office e da internet…” Iniciação às ferramentas do Microsoft Office – Word, Excel. PowerPoint

2ª feiras / 10h30

SÁBADOS À TARDE NA BIBLIOTECA

Dia 17 | 15h00

“Pirilampos sonhadores”, pela InArteBaça

Mais do que uma atividade de hora do conto, este deve ser o momento em que os pais se envolvem na leitura e adquirem ferramentas para usar em casa, ao mesmo tempo que se dão a conhecer e conhecem os seus filhos através de um livro/historia. A Biblioteca torna-se o espaço privilegiado para famílias, onde podem partilhar, brincar, imaginar, conversar, estar presente, sorrir, (des)construir e amar. Um espaço onde se projeta o futuro ao mesmo tempo que se criam memórias extraordinárias.

Para pais e filhos / Sala Polivalente

Dia 24 | 15h00

“Histórias na barriga” – yoga para bebés

Quando estiveram dentro da barriga, os bebés estão a explorar e a desenvolver uma série de movimentos – yoga para bebés é uma continuação natural. Manter o bebé junto ao corpo satisfaz a necessidade que ele tem de proximidade, contato físico e afeto e promove a ligação emocional entre os pais e o bebé. Manuseando de forma adequada as diferentes partes do corpo, estimula-se o cérebro da criança e contribui para o seu desenvolvimento.

Para pais e bebés dos 2 aos 4 anos / Sala Polivalente/ aprox. 45m

Dia 31 | 21h00

“dormir com os livros …. e as bruxas”

A Biblioteca pretende aproximar as crianças ao mundo dos livros e da leitura, e tendo como pretexto a comemoração do dia das bruxas, vamos ter diversas atividades. Vamos contar com a escritora Isabel Ricardo para uma hora do conto muito divertida, uma sessão de cinema e muitas surpresas…

Não te esqueças de trazer o teu pijama, a almofada e um saco cama!

A partir dos 7 anos | limitado a 15 crianças | 21h00