Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) aparece como uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é The School Library Rocks!  (A biblioteca escolar é super! segundo a tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu o dia 26 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

Iniciativas em curso:

À descoberta da biblioteca

Uma atividade dirigida aos novos alunos, para que conheçam bem a biblioteca da sua escola e possam aproveitá-la ao máximo.

Bibliotecas temporárias (ESDICA e D. Pedro I)

No dia 26 de outubro comemora-se o “Dia da Biblioteca Escolar”. Assim, na semana de 26 a 30, há uma biblioteca dentro da biblioteca escolar. Os livros pertencem aos alunos e são colocados numa estrutura ascendente, onde todos podem observá-los e participar ativamente, partilhando vivências e preferências de leitura.

Histórias de assombrar

Em vésperas de Halloween, a biblioteca vai às salas de aula, contando histórias e provocando alguns arrepios...

Projeto Ler+ jovem : "Leituras em cadeia" (ESDICA)

O mês de outubro marca o arranque de mais uma edição do projeto de alunos do ensino secundário em parceria com a Universidade Sénior de Alcobaça. Ocasião, uma vez mais, para reaproximar diferentes gerações da leitura e de formar novos leitores, através da partilha desse gosto, numa lógica de passagem de testemunho.