Ajudaris'16 - Histórias de Encantar

Um dos elos solidários abraçados pela RBCA foi no ano letivo 2015/16 foi o projeto Solidário Histórias Ajudaris.

Este projeto criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Este é promovido por uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

Inserido nas iniciativas promovidas no ano letivo 2015/16, pela RBCA, o Projeto Solidário Histórias Ajudaris contou com seis histórias das escolas do concelho de Alcobaça, tendo visto publicadas, cinco delas, no volume IV, da edição de 2016. E, a publicação das ilustrações de cinco ilustradores solidários do nosso concelho.

Este projeto engloba a publicação de cinco volumes distribuídos pelos diferentes distritos do nosso país, agrupados de forma geográfica, sendo que o volume IV, conta com as histórias das crianças dos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém.

Em Alcobaça, a 21 de Janeiro de 2017, pelas 16 horas, iremos realizar o lançamento da edição Histórias Ajudaris 2016.

Este evento contará com a exibição de cerca de 100 ilustrações do IV volume, em tamanho médio A3, com curtas atuações de crianças e leituras séniores, momentos musicais e um curto espaço de abertura do evento pelas personalidades envolvidas.

Participantes/ autores:

Os autores e ilustradores do livro são crianças e jovens dos Agrupamentos Escolares do Concelho de Alcobaça.

Público-alvo:

Comunidade em geral.

Mesa-redonda - Património Natural

A não perder, dia 02 de Dezembro, pelas 18h30, nas instalações do CESUCA

(frente ao Mosteiro de Alcobaça).

Mais uma iniciativa do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça.

Mais uma mesa-redonda aberta ao público em geral.
Um espaço de debate onde todos podem contribuir e conhecer  perspetivas nacionais e regionais relativamente a temas de interesse para a região.
Esta mesa contará com a participação do Prof. Jorge Paiva, do Prof. Alfredo Dias, do ICNF, de um grupo de locais  defensores da Mata Nacional do Vimeiro, do  Comandante dos Bombeiros de Alcobaça, do Jardim Botânico da UC e de um representante do Município de Alcobaça.