Palestra: Aprender ao longo da vida - Reconhecer e desenvolver competências: Eficácia na vida familiar e na comunidade

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Benedita em parceria com a Associação Barafunda e a APCEP  organizam dia 25/01/2018, no auditório do Centro escolar da Benedita, uma palestra subordinada ao tema "aprender ao longo da vida - Reconhecer e desenvolver competências: Eficácia na vida familiar e na comunidade".

A palestra terá como convidada a Professora Doutora Lucília Salgado.

OUTUBRO na Biblioteca Municipal

// EXPOSIÇÕES

ATÉ 31 OUTUBRO

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA:

"TODA A VASTA POSSIBILIDADE DE NADA SER"

POR ANTÓNIO MANUEL TEIXEIRA CATARINO

Toda a vasta possibilidade de nada ser podia ser um livro, neste caso é uma exposição em que a fotografia e o texto se entrelaçam entre si. Uma narrativa de instantes colhidos através de imagens e palavras que ecoam uns nos outros, como reflexos de espelhos posicionados a partir de ângulos divergentes.

// LANÇAMENTOS

01 OUTUBRO . 18H . DOMINGO

LANÇAMENTO DO CD:

"FLORESCÊNCIAS"

DE JOÃO PAULO FERREIRA

Comunidade geral | auditório

14 OUTUBRO . 16H .  SÁBADO

APRESENTAÇÃO DO ROMANCE HISTÓRICO:

"ANTOLOGIA"

DE ANTÓNIO MANUEL TEIXEIRA CATARINO

Comunidade geral | auditório

// FESTIVAL MANOBRAS

01 OUTUBRO . 16H30 . DOMINGO

"TRILOGIA LIVRE EM LAMBE LAMBE"

DA COMPANHIA DE TEATRO CHILENA OANI

Comunidade geral | Jardim do Amor

6 OUTUBRO

10h00 às 13h00 | 15h00 às 19h00

OFICINAS DE MÁSCARAS

"GEOMETRIAS DO DIÁLOGO"

Comunidade geral

// SARAUS TEMÁTICOS

20 OUTUBRO . 21H . SEXTA-FEIRA

Tertúlias em sessões bimestrais de leituras temáticas na Biblioteca com a participação dos Amigos das Letras

“SARAU DA SAUDADE”

Num convite aberto, à livre participação de todos os interessados e, com um tema previamente anunciado, estes saraus proporcionam momentos de leitura e tertúlia. A cada sessão, um Amigo das Letras é convidado a preparar e conduzir o tema em parceria com a Biblioteca.

Convidado: Agnelo Ferreira

Comunidade geral | Sala de Adultos

// SÁBADOS À TARDE NA BIBLIOTECA

07 OUTUBRO . 15H30

“OFICINAS CRIATIVAS”

PARCERIA “D’ALCOBAÇA”

Vamos colocar a nossa imaginação e criatividade em ação!

Uma tarde bem passada entre pais e filhos com muito boa disposição. Mãos à obra!

Para pais e filhos – a partir dos 3 anos / Sala Infantojuvenil

14 OUTUBRO . 15H00

“ALIMENTAÇÃO É PAIXÃO”

POR JOANA VALENTIM MARQUES

NUTRICIONISTA DO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA

Assinalamos o dia mundial da alimentação (16 outubro). Uma tarde bem passada e bem nutrida entre pais e filhos, em que vamos desmitificar o bicho papão da alimentação ao falar de alimentação saudável e a sua importância e impacto na saúde, de uma forma descontraída. E não vamos embora sem petiscar: os participantes poderão trazer um “snack” saudável para partilhar, enquanto o “Cházinho” aconchegante será por nossa conta.

Para pais e filhos – a partir dos 6 anos / Sala Infantojuvenil

Semana da Leitura - Programa da ESDICA

Na Escola Secundária D. Inês de Castro, a Semana da Leitura começa já na próxima sexta-feira, com um Sarau Camoniano. Veja aqui a programação completa.

Semana da Leitura - Programa do Agrupamento de Escolas da Benedita

O Agrupamento de Escolas da Benedita irá comemorar a semana da leitura entre os dias 27 e 31 de março com a realização de atividades diárias em que participarão os alunos e os encarregados de educação com o objetivo de promover o Prazer de Ler e o Ler para Ser.

Exposição "Livros Voadores"

Escolher um livro, entre os que se descobrem pela primeira vez na biblioteca ou entre aqueles que  já fazem parte das suas preferências, e criar uma narrativa visual com técnica mista e materiais à escolha:  eis o desafio lançado aos alunos do 7º ano na disciplina de Educação Visual e aos do 10º ano de Artes na disciplina de Desenho A.

Assim nasceu a Exposição “Livros Voadores” que integra a instalação de pequenos livros construídos pelos alunos do 7º ano e de maquetes com a criação do redesign da capa de um livro pelos alunos do 10º ano.

A Exposição está patente no átrio da Biblioteca do Externato Cooperativo da Benedita.

"As Cidades Invisíveis" em exposição

A partir da leitura de excertos do livro As Cidades Invisíveis, do escritor italiano Italo Calvino, os alunos do 11º ano do curso de Artes Visuais do Externato Cooperativo da Benedita imaginaram algumas das cidades que Marco Polo descreve a Kublai Khan, o imperador dos Tártaros, criando uma técnica mista de representação através da manipulação de mais do que um material.

O resultado do seu trabalho pode ser visto na Exposição que se encontra patente no átrio da Biblioteca do ECB.

Dia da Língua Materna

De 20 a 27 de fevereiro, a biblioteca da Escola Secundária D. Inês de Castro assinala o Dia da Lingua Materna.
A não perder, a exposição sobre Mário de Sá-Carneiro, apresentando um significativo fundo documental cedido pela Universidade de Coimbra.